sábado, 9 de junho de 2012

Silicones e derivados de Petróleo

          A maioria dos produtos que nós utilizamos nos nossos caracóis  têm na sua composição silicones e derivados de petróleo e estes sem dúvidas devem ser evitados.
            Os silicones são compostos químicos que conferem brilho aos cabelos, mas ao mesmo tempo dificultam a acção dos agentes condicionantes, causando peso e fraqueza nos mesmos, porque deixam resíduos nos fios.
Podem ser divididos em:
1.       Silicones solúveis -> são solúveis em água e, por isso, não prejudicam muito a saúde dos cabelos. Mesmo assim, o seu uso deve ser limitado.
2.       Silicones insolúveis -> são insolúveis em água e, por isso, acumulam-se nos fios. Fazem mal aos cabelos porque impedem-no de absorver água e nutrientes importantes para a sua saúde.

           Os derivados do Petróleo encontrados na maioria dos produtos capilares são: óleo mineral (mineral oil), parafina líquida (paraffinum liquidum), vaselina (vaseline/petrolatum), etc. Esses componentes também fazem mal à saúde dos cabelos porque, assim como os silicones, formam uma barreira nos fios e impedem a respiração do couro cabeludo.
            O óleo mineral é um produto secundário derivado da destilação do petróleo no processo de produção da gasolina. É um óleo transparente, incolor e quimicamente quase inerte. É um produto de baixo custo, produzido em grandes quantidades, quer dizer uma alternativa barata para dar consistência e oleosidade à maioria dos produtos para o nosso tipo de cabelo. Pois ele pode ser até um óleo mas ao contrário dos naturais (como o azeite, o óleo de coco, o óleo de girassol, etc) não possui nenhuma propriedade, é mesmo só para ''engordar'' o produto.
            Estes silicones e os derivados do petróleo dão aspecto de falso tratamento no cabelo, pois disfarçam o seu verdadeiro estado e além do mais acumulam-se nos fios, deixam o cabelo pesado, sem volume, sem balanço e com aspecto sujo.
            Para uma perfeita remoção desses  resíduos dos fios é necessário usar “detergentes fortes”, capazes de limpar os cabelos pois por vezes nem o nosso champô querido,que achamos que é menos agressivo consegue fazê-lo por isso muitas vezes teríamos que apelar para um champô anti-resíduos. A acção dos sulfatos no cabelo é muito agressiva e, no cabelo com tendência ao ressecamento, como o encaracolado, danificam a fibra capilar, já falamos disso aqui .
            Por essas e por outras que devemos evitar o uso de produtos cuja composição contenha silicones e derivados do petróleo.
            Produtos sem esses componentes são mais naturais, não acumulam nos fios e dispensam o uso do champô para a sua remoção. 


Andrêa



3 comentários:

  1. Olá, adorei seu blog. Eu gostaria de saber se se eu usar um creme para pentear dia sim dia não ( pois são os dias que eu lavo o cabelo ) que contém paraffinum liquidum mas usar o xampu anti resíduos a cada 15 dias tiraria a parafina e os mals ? Agradeço desde já ! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!!! Obrigada pelo carinho :D
      É o seguinte: eu fujo de parafina e derivados do petróleo. 1 silicone eu ate deixo passar as vezes, mas parafina não. É o que + acumula nos fios e, por isso, acho que não será suficiente o uso do shampoo anti-residuos de 15 em 15 dias.
      Beijinhos :*

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar